ESG é a sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance), um conjunto de critérios usados para avaliar as práticas de sustentabilidade de uma empresa. Ele analisa como uma organização gerencia seus impactos no meio ambiente, como se relaciona com as pessoas (funcionários, clientes e comunidade) e a qualidade de sua administração e transparência. O conceito é fundamental para investimentos sustentáveis e para a responsabilidade corporativa.
OS TRÊS PILARES DO ESG
Ambiental (Environmental): Avalia a gestão ambiental da empresa, incluindo práticas sustentáveis, gestão de resíduos, emissões de carbono, uso de recursos naturais e conservação da biodiversidade.
Social (Social): Analisa a forma como a empresa lida com as pessoas, incluindo seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidades. Aspectos como direitos humanos, saúde e segurança no trabalho, diversidade, inclusão e relacionamento com a comunidade são considerados.
Governança (Governance): Refere-se à estrutura de gestão da empresa, incluindo a ética, a transparência, a remuneração de executivos, os direitos dos acionistas e a conformidade com leis e regulamentos.
IMPORTÂNCIA DO ESG
Investimento: Investidores usam os critérios ESG para avaliar o desempenho de sustentabilidade e o risco de uma empresa antes de investir.
Valor para o negócio: Empresas que adotam práticas ESG bem-sucedidas podem aumentar sua competitividade, atrair e reter talentos e melhorar sua reputação.
Exigência de mercado: Há uma crescente pressão de consumidores, investidores e reguladores para que as empresas sejam mais responsáveis e transparentes em relação a seus impactos sociais e ambientais.
Presidente e Vice-presidente da ASSEAVA Eng. Marcelo Oliveira Vitor e Eng. Gerci de Caires Júnior
Técnica em Meio Ambiente, Engenheira Ambiental e Especialista em Infraestruturas Sustentáveis e ESG.
Com mais de 14 anos de experiência em implementação prática de estratégias ESG em diferentes setores como mineração, saneamento, agronegócio e energético.
Atualmente CEO da move.e, startup de educação que tem como missão democratizar o ESG para pequenos e médios negócios.
Desenvolvido em 2025 – marduf produções audiovisuais
Todos os direitos reservados.