A transformação digital proporcionou vários benefícios para a sociedade. Um exemplo interessante sobre esse desenvolvimento tecnológico são as cidades inteligentes.
Seja por meio da aplicação de práticas de sustentabilidade ou na gestão da iluminação pública, é inegável que as smart cities facilitam a vida das pessoas e diminuem custos dos gestores. Diversos centros urbanos já desfrutam dessas vantagens.
Cidades inteligentes, ou smart cities, são cidades que conseguem alinhar o desenvolvimento tecnológico com o progresso social e ambiental, por meio de inovações digitais e disruptivas. O objetivo dessas estratégias de desenvolvimento urbano é proporcionar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida.
Assim, as cidades consideradas inteligentes são as que fazem uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação e comunicação com o planejamento e gestão urbana necessários, dando resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.
Nesse sentido, o cidadão e os serviços essenciais estão conectados, utilizam energia limpa, reaproveitam a água, tratam o lixo, compartilham produtos, serviços e espaços, além possuírem facilidade de deslocamento e serviços públicos de qualidade.
Se você quer entender sobre as principais características desse modelo e conhecer algumas cidades inteligentes espalhadas pelo mundo, FAÇA LOGO A SUA INSCRIÇÃO!
Presidente e Vice-presidente da ASSEAVA Eng. Marcelo Oliveira Vitor e Eng. Gerci de Caires Júnior
Igor Braga Martins, idealizador da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, engenheiro eletricista, graduado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, possui certificação internacional em Parceria Público Privada (CP3P) e certificação internacional em medição e verificação (CMVP).
É sócio da Integra Soluções de Engenharia, especialista em iluminação pública e energia renovável.
É conselheiro da Câmara de atividades de infraestrutura de energia, transporte, saneamento e urbanização do Conselho Estadual de Política Ambiental - CIF/COPAM.
É membro do GT Cidades Inteligentes e Sustentáveis do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA-MG.
Desenvolvido em 2025 – marduf produções audiovisuais
Todos os direitos reservados.